Descoberta fissura de 80m de comprimento no fundo do mar de Sanriku

17-08-2011 21:03

 


Com a nova descoberta os cientistas pretendem aprender mais sobre a energia do terremoto e os fenômenos desencadeados pelo choque

/ Pokebras
 

A Agência de Ciência e Tecnologia Marítima do Japão, utilizando uma embarcação de pesquisa confirmou nesta segunda-feira o achado de uma nova fissura de cerca de 80 metros de largura por um metro de profundidade no fundo do mar sob o foco do terremoto que atingiu o país em 11 de marco. 
Vídeos e fotografias do fundo do mar ao largo da costa de Sanriku foram tiradas por tripulantes do submarino "Shinkai 6500" entre o período de 30 de julho a 14 de agosto.
Pesquisadores encontraram uma série de outras novas fissuras e desnível, incluindo uma fenda de 20 centímetros de largura a uma profundidade de 3.200 metros. Bactérias e outras formas de vida crescem e se multiplicam nas fissuras e podem ser expelidas do fundo do mar através da formação de gás metano.
Com a nova descoberta os cientistas pretendem aprender mais sobre a energia do terremoto e os fenômenos desencadeados pelo choque.