EUA reforçam laços com Japão para cooperar no pós-terremoto

24-08-2011 22:50

 

Em visita ao Japão, Biden transmitiu o permanente apoio dos EUA e se mostrou surpreso com a "coragem do povo japonês" após a tragédia
- Efe

 

O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, e o vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, se reuniram nesta terça-feira em Tóquio para reforçar a cooperação bilateral em torno da reconstrução das áreas devastadas pelo terremoto seguido de tsunami de 11 de março.

Biden, que chegou a Tóquio na segunda-feira para uma visita de três dias pelo Japão, transmitiu o permanente apoio dos EUA e se mostrou surpreso com a "coragem do povo japonês" após a tragédia, algo que, para ele, "será um exemplo para o mundo".

Kan aproveitou o encontro para agradecer em nome do povo japonês a "enorme ajuda" prestada pelos EUA durante a tragédia, quando militares americanos realizaram operações de assistência no nordeste do Japão, após o terremoto e o tsunami que devastaram a região em março. Em resposta, Biden disse que só lamenta "não ter conseguido ajudar ainda mais".

O premiê japonês acrescentou que a visita do vice-presidente americano representa uma boa oportunidade para demonstrar ao mundo que o Japão está funcionando, e se desculpou por não poder ter visitado os EUA como primeiro-ministro devido à "situação política do Japão".

Kan e Biden insistiram na importância da aliança entre os dois países. Ambos aproveitaram o encontro para discutir assuntos como a apreciação do iene e a atual situação política na Líbia, informou a agência de notícias local Kyodo.

O chefe de governo do Japão afirmou que seu país manterá a cooperação com Estados Unidos e Coreia do Sul no que diz respeito ao programa militar norte-coreano, e agradeceu o "forte apoio" de Washington em relação aos casos de cidadãos japoneses sequestrados pelo regime de Pyongyang.

No início da tarde local (início da madrugada pelo horário de Brasília), o vice-presidente americano se deslocou à cidade de Sendai, uma das mais afetadas pelo desastre de março, onde pronunciará um discurso no aeroporto, base das forças militares americanas durante as operações de assistência após a tragédia.

Hoje, Biden visitará a base aérea americana de Yokota, no oeste de Tóquio, de onde partirá de volta aos EUA.