Governo japonês pode intervir no iene após alta histórica em Wall Street

22-08-2011 14:16

 


Autoridades monetárias japonesas estudam adotar medidas no mercado para controlar a alta da moeda

- Efe
 

O Governo japonês pode intervir no iene depois que nesta quinta-feira o dólar chegou momentaneamente ao patamar de 75 ienes em Wall Street, superando seu valor mínimo histórico registrado após a Segunda Guerra Mundial, informou a agência 'Kyodo'.

No fechamento do pregão nova-iorquino, o dólar chegou a ser negociado a 75,95 ienes e ultrapassou o nível histórico registrado em 76,25 ienes no dia 17 de março, após o terremoto que atingiu o nordeste do país.

Apesar de o dólar ter atingido os 76 ienes em seguida, as autoridades monetárias japonesas estudam adotar medidas no mercado para controlar a alta da moeda, como já fizeram em 4 de agosto, acrescentou a 'Kyodo'.

Na semana passada, o vice-ministro de Finanças japonês, Takehiko Nakao, culpou os especuladores pela recente alta do iene.

O governo do país se preocupa que o iene forte represente um duro golpe aos exportadores japoneses em um momento no qual lutam para se recuperar dos efeitos da tragédia de 11 de março.

As últimas altas do iene ocorreram em meio à incerteza sobre a evolução da economia global, afetada pelos problemas da dívida nos Estados Unidos e Europa.

O Japão interveio no iene em 4 de agosto para frear sua alta, que naquele momento atingia o patamar das 77 unidades frente ao dólar, e aliviar a pressão sobre os exportadores japoneses.