Imperador recebe alta após 18 dias no hospital

26-11-2011 21:11

 

 

Akihito, de 77 anos, continuará a recuperação na residência imperial japonesa

/ Efe
 

O imperador do Japão, Akihito, recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira após ser internado no último dia 6 devido a uma pneumonia bronquial leve, informou a agência de notícias local "Kyodo". Akihito, de 77 anos, deixou o Hospital da Universidade de Tóquio acompanhado da esposa, Michiko. Ele continuará a recuperação na residência imperial japonesa, após melhorar quase totalmente da febre e tosse.

"Queremos que o imperador descanse até o fim do mês no Palácio Imperial", explicou um membro da equipe médica que o atendeu. O médico não soube dizer, no entanto, quando Akihito estará novamente em condições de retomar as atividades. A julgar pelos sintomas de febre persistente e tosse, o imperador pode ter sofrido uma infecção por micoplasma, que teria sido a causa de sua pneumonia bronquial, explicou a Agência da Casa Imperial à "Kyodo".

Para a recuperação de Akihito, a equipe médica administrou vários antibióticos, depois que a febre chegou a atingir 39 graus.

Durante o período no hospital, o chefe de Estado japonês recebeu a visita da imperatriz Michiko, também de 77 anos, com quem pôde almoçar no quarto. Akihito, líder do Trono do Crisântemo, dinastia reinante mais antiga do mundo, passa por um delicado estado de saúde nos últimos anos, sobretudo depois de passar por uma cirurgia em 2003 para a retirada de um câncer de próstata.

Em dezembro de 2008, sofreu uma hemorragia no estômago e, em fevereiro deste ano, foi diagnosticado com arteriosclerose, mas foi tratado e pôde retomar as atividades habituais.