Japão comemorou Dia do Respeito aos Idosos

20-09-2011 20:37

 

A longevidade é motivo de orgulho, e preocupação. O Japão tem 128 milhões de pessoas e é o país que envelhece mais rápido no mundo
/ JPTV

 

Para um país que em meio século conseguiu aumentar a longevidade de sua população em 30 anos, o feriado criado em 1996 tem um significado especial.

A longevidade é motivo de orgulho, e preocupação. O Japão tem 128 milhões de pessoas e é o país que envelhece mais rápido no mundo.

Quase 25% dos japoneses têm 65 anos ou mais. E eles devem chegar aos cem anos, sem muito esforço.

Dados mais recentes revelam que o número de centenários quadruplicou em 12 anos. São quase 50 mil (47.756). A maioria, 87%, é mulher.

Segundo pesquisadores da Universidade de Tóquio, o segredo dessa vida longa vem do dia a dia. Boa alimentação e higiene.

O que é motivo de inveja para muitos, virou uma tremenda dor de cabeça para o governo. A alta expectativa de vida combinada com baixa taxa de natalidade funciona como bomba relógio para o sistema previdenciário.

Mesmo assim, o país não descuida de sua população de cabelos grisalhos e presta homenagem toda terceira segunda-feira de setembro.