Japão criará 11 cidades ecofuturistas, seis delas em Tohoku

23-12-2011 23:19

 

Iniciativa faz parte de um plano que busca promover a revitalização do país depois do desastre de março

- ipcdigital.com
 

O governo japonês planeja criar em todo o país 11 cidades “ecofuturísticas”, seis delas na região Tohoku, arrasada pelo desastre de 11 de março, informou o diário Nikkei. A iniciativa faz parte da “Estratégia Báscia para a Reativação do Japão”, que busca promover a recuperação do país e o crescimento econômico de médio à longo prazo depois do terremoto e tsunami. O plano projeta crescimento econômico anual em torno de 3%.

Em relação as cidades ecofuturistas, os governos locais receberão apoio para construção de infraestrutura ecoamigável como, por exemplo, centrais elétricas que utilizem energias renováveis.

As zonas designadas para tal propósito em Tohoku são as localidades de Ofunato, Rikuzentakata e Sumita (prefeitura de Iwate); Kamaishi (Iwate); Iwanuma (prefeitura de Miyagi); Higashimatsushima (Miyagi); Minamisoma (Fukushima); e Shinchi (Fukushima).

As outras cinco são: Yokohama, Kitakyushu (prefeitura de Fukuoka), Kashiwa (prefeitura de Chiba), Shimokawa (prefeitura de Hokkaido) e Toyama.