Japão vai desenvolver carros especiais para idosos

19-08-2011 21:34

 

Veículos serão pequenos e mais seguros para que motoristas da terceira idade possam conduzi-los
Fonte - ipcdigital.com

 

São poucos os países que pensam mais em seus idosos que o Japão. Governadores de 36 províncias decidiram se unir para impulsionar o desenvolvimento de automóveis fáceis de guiar para idosos, informou o jornal Nikkei.

A iniciativa está adiantada e neste outono serão realizadas provas de direção com idosos em Fukuoka. Os testes permitirão tirar conclusões importantes. Com base nos resultados, os governadores planejam pedir ao governo e fabricantes de automóveis que desenvolvam veículos com sistemas de prevenção de acidentes e assistência ao motorista que facilitem a condução para pessoas da terceira idade. Os modelos serão menores que os minicarros.

O líder do grupo de autoridades japonesas, o governador de Fukuoka, Hiroshi Ogawa, pedirá a 40 moradores de Asakura, com 65 anos ou mais, que dirijam durante uma semana carros ultracompactos de um assento ou compactos com dois, testando cada um dos modelos.

Com os testes será possível coletar informações sobre rotas e velocidades de condução através de equipamentos de monitoramento. Além disso, os motoristas serão entrevistados para dar opiniões sobre os veículos. Para os idosos que vivem em áreas rurais com pouco acesso ao transporte público, os carros são importantes para atividades como fazer comprar ou ir ao médico. No entanto, devido à idade avançada, reflexos e visão multiplicam a probabilidade de acidentes.

A iniciativa dos governadores surgiu após uma pesquisa revelar que os motoristas mais idosos dirigem sozinho ou com apenas um passageiro, e percorrem no mínimo 10km todos os dias.