Jica: Japão deve aumentar assistência aos países em desenvolvimento

11-04-2012 21:58

 

 

Novo presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão lembrou o apoio que seu país recebeu depois do terremoto

- ipcdigital.com
 

O novo presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Akihiko Tanaka, disse que o Japão deve aumentar sua assistência aos países em desenvolvimento, que vem diminuindo por 13 anos consecutivos, informou a Kyodo. O apoio às nações pobres poderia beneficiar Tokyo, assegurou Tanaka, que recordou que os países que agradecem a ajuda que receberam do Japão estenderam a mão depois do terremoto de 11 de março.

Ressaltou também que a assistência oficial para o desenvolvimento deve desempenhar um papel importante para a estratégia diplomática do Japão. O novo presidente da Jica se comprometeu em aumentar a ajuda às nações em desenvolvimento, cortando gastos desnecessários e reforçando as doações, a cooperação técnica e empréstimos a juros baixos em ienes.

A ajuda do Japão, revelou Tanaka, compreende uma ampla gama de questões desde a paz até o desenvolvimento econômico. Por outro lado, disse que a Jica deve fortalecer seus vínculos com as forças armadas, companhias japonesas e com a Jetro (Japan External Trade Organization), que promove o comércio e investimentos entre o Japão e o resto do mundo.