Noda: o apoio do mundo ao Japão depois do desastre “será sempre lembrado pelos japoneses”

26-09-2011 12:19

 

Líder disse que Japão continuará ajudando países em desenvolvimento através de programas oficiais de apoio

- ipcdigital.com
 

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, expressou sua gratidão para a comunidade internacional pelo grande apoio que sua nação recebeu depois do desastre de 11 de março e disse que em reciprocidade o Japão contribuirá mais ativamente para a construção de um mundo melhor, informou a agência Kyodo.

“Estes laços entre o Japão e a comunidade internacional será sempre lembrado pelos japoneses”, disse em Nova York, onde participou da Assembleia Geral da ONU. “O Japão vai se recuperar do desastre e buscará um futuro pacífico, seguro e mais otimista junto com os líderes reunidos aqui”, acrescentou.

O líder japonês disse que seu país continuará ajudando países em desenvolvimento através de programas oficiais de apoio.

Por outro lado, Noda disse que a força dos japoneses é mais perceptível em tempos de crise (em referência ao terremoto e tsunami de março) e que dela nascerá a contribuição do Japão para o mundo.

O primeiro-ministro japonês destacou a importância de melhorar a cooperação internacional para reduzir riscos de desastres. Por este motivo, seu país organizará uma conferência internacional no próximo ano no nordeste do país.