Temperatura do reator 3 de Fukushima cai para menos de 100 graus

06-09-2011 12:26

 

O anúncio eleva para dois a quantidade de reatores cuja temperatura caiu, até o momento, para menos de 100 graus centígrados
- Efe

 

A temperatura do recipiente do reator 3 da usina nuclear de Fukushima caiu para menos de 100 graus centígrados, como resultado das operações de refrigeração, informou nesta segunda-feira a operadora do reator, a Tokyo Electric Power Company (Tepco).

O anúncio, divulgado pela agência 'Kyodo', eleva para dois a quantidade de reatores cuja temperatura caiu, até o momento, para menos de 100 graus centígrados, depois de a Tepco ter informado em 21 de agosto que a temperatura do reator 1 estava abaixo desse nível.

A Tepco também informou nesta segunda-feira que o reator 1 da usina diminuiu ainda mais a temperatura e atualmente está abaixo dos 90 graus, refletindo o sucesso das operações de refrigeração, segundo a 'Kyodo'.

A companhia instalou em meados de agosto um sistema adicional de reciclagem e injeção de água, de fabricação japonesa, compatível com o que está em funcionamento desde junho, que deu bons resultados nos reatores 1 e 3.

Os operários pretendem aplicar o mesmo mecanismo em breve na unidade 2, a última que ainda está acima dessa temperatura.

Os dois sistemas que operam atualmente reciclam as toneladas de águas contaminadas acumuladas nos porões da central para depois injetá-las como forma de refrigeração dos reatores.

Após estabelecer com sucesso o sistema de refrigeração, a segunda fase do plano do governo para controlar a situação na usina prevê uma diminuição radical dos níveis de radioatividade de Fukushima, antes de levar os reatores a uma parada fria e dar por concluída, em janeiro de 2012, a pior crise nuclear dos últimos 25 anos.