Yoshihiko Noda: aliança Japão-EUA é a pedra angular da diplomacia japonesa

22-09-2011 18:39

 

Presidente Barack Obama destacou que o Japão é um dos aliados mais próximos de seu país

- ipcdigital.com
 

O primeiro-ministro do Japão, Yoshihiko Noda, e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, concordaram em fortalecer a aliança entre os dois países, informou a NHK. Eles aceitaram também prosseguir com o plano para realocar a base militar de Futenma em Okinawa.

O encontro realizado em Nova York foi o primeiro entre os dois líderes. Noda agradeceu Obama, em nome de seu povo, o apoio dado pelas forças militares dos EUA após o desastre de 11 de março. Além disso, disse que a assistência prestada pela primeira potência do mundo reforçou sua crença de que a aliança bilateral é a pedra angular da diplomacia japonesa.

Por sua parte, Obama ressaltou que o Japão é um dos aliados mais próximos de seu país. Em relação à transferência da base militar americana em Okinawa, o líder japonês prometeu que continuará fazendo todo o possível para que a população local aceite o plano acordado entre os dois países.

A reunião também incluiu a incerteza sobre a economia global. “Uma preocupação que tenho é que depois de termos iniciado a recuperação econômica nos vemos de frente para uma nova recessão”, afirmou Noda.

Depois do encontro, o primeiro-ministro japonês disse que essa foi uma boa oportunidade para construir uma relação pessoal com Obama.